Laudo de Periculosidade

 

 

Um dos serviços desempenhados pela nossa empresa consiste no desenvolvimento de um laudo técnico de periculosidade. Ele envolve a avaliação de todas as atividades desempenhadas pelos colaboradores da empresa em um determinado setor. Além disso, ele também se responsabiliza pelo possível enquadramento de pagamento adicional de insalubridade, o que vai depender do ambiente em questão e dos próprios riscos que ele pode oferecer aos seus funcionários. Sendo assim, o laudo de periculosidade tem como principal objetivo verificar e, em alguns casos, comprovar quais são as condições daquele ambiente/setor de trabalho para os funcionários que nesse mesmo local desempenham suas principais atividades.

 

Para criação desse documento técnico é necessário, em primeira mão, avaliar como é a exposição do funcionário nesse ambiente, já considerando o exercício de seu trabalho. Além disso, todas as operações que oferecem algum tipo de risco devem ser levadas em consideração, como é o caso de espaços com riscos inflamáveis ou explosivos. Dessa forma, esse se torna também um dos serviços oferecidos pela nossa empresa, visto que o laudo de periculosidade é uma necessidade principalmente em fábricas, indústrias do setor siderúrgico, químico e outros, além de espaços que possam oferecer riscos à saúde de seus funcionários, como é o caso dos hospitais.

 

Esse tipo de documento é o que vai determinar se a empresa em questão precisa ou não realizar o pagamento do adicional de periculosidade. Por isso, uma das principais conclusões acerca de tal laudo técnico é em relação as condições de risco sofridas pelo funcionário ao desempenhar as suas atividades naquele ambiente em questão. Seu setor de trabalho oferece algum tipo de risco à saúde do funcionário? Essa resposta deve vir junto ao laudo de periculosidade.

 

É com o resultado do laudo que se torna possível concluir a necessidade – ou não – do adicional de periculosidade, um valor pago mensalmente aos funcionários que estão expostos a tais riscos - sejam eles ambientais, químicos ou outros.

 

Esse valor consiste em 30% do próprio salário do colaborador, isso sem considerar qualquer tipo de acréscimo que venha a ser resultado de algum prêmio, gratificação ou até mesmo a própria participação do funcionário nos lucros anuais da empresa.

 

CONTATO

SSW - SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

contato@sswsegurancadotrabalho.com.br
Fone: (11) 4329-5348 / Cel. 98214-3917