Laudo das Instalações Elétricas

 

Para qualquer tipo de instalação elétrica que seja realizada no Brasil, é preciso seguir uma série de normas de segurança e cuidado que são relevantes não apenas para quem constrói, mas também para quem vai morar no local em que recebe esta instalação. Justamente por isso, os laudos exigidos para este tipo de construção são totalmente indispensáveis, confirmando inclusive a segurança com a qual o trabalho será executado.

Dentro da prática do dia a dia, a verdade é que os laudos quase não são exigidos por pessoas que constroem suas próprias casas, sendo que a legislação e a regulamentação atua de maneira mais pesada e inquisitiva com construtoras, já que a produção de prédios, fábricas e demais ambientes com grande número de pessoas por ocasionar graves acidentes, colocando em risco a vida de terceiros durante um longo período de tempo e ainda dando subisídios para que futuramente aqueles que usufruem do ambiente possam processar a empresa construtora.

E por tudo isso, o Laudo de Instalações Elétricas é indispensável, se tornando uma segurança para todas as partes envolvidas em construções. Basicamente, a LIE é um parecer profissional dado ao final de uma obra, onde é realizada uma perícia com todos os dados necessários sobre a segurança da instalação realizada. O Laudo de Instalações Elétricas é dividido em 3 pontos específicos:

- Relatório de Instalações Elétricas - o RIE é uma exposição com detalhamento técnico de tudo aquilo que foi visto dentro da vistoria realizada. Nela, é preciso ter informações gerais sobre as análises realizadas, as condições de área avaliada, sua instalação, estrutura, equipamento, conclusão e assim por diante. O objetivo do relatório é dar base para esclarecer qualquer dúvida sobre a rede.

- Prontuário de instalações elétricas - o PIE é exigido apenas nos casos de empresas que têm carga elétrica instalada acima de 75kw. Ele serve como um manual, repleto de dicas úteis, que servem para indicar como deve ser feito o gerenciamento das instalações elétricas.

- Certificado de Instalações Elétricas - este último documento certifica que a instalação está de acordo com a ABNT e elas atendem os padrões exigidos pela NR-10, ou seja, prova que tudo está de acordo com a legislação nacional.

CONTATO

SSW - SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

contato@sswsegurancadotrabalho.com.br
Fone: (11) 4329-5348 / Cel. 98214-3917