Exame Admissional

O exame médico admissional deverá ser realizado antes que o trabalhador inicie as suas atividades.
O exame admissional, assim como os demais exames ocupacionais, devem conter uma avaliação clínica, abrangendo anamnese, anamnese ocupacional, exame físico e exame mental, além de exames complementares, solicitados pelo médico do trabalho responsável e de acordo com os dados levantados no PPRA e PCMSO.

Exame Periódico

O exame médico periódico deve ser realizado de acordo com os intervalos mínimos de tempo discriminados pela NR7 (Norma Regulamentadora nº 7), ou à critério do médico do trabalho responsável.

Critérios segundo NR-7

 

Exame de Retorno ao Trabalho

O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado, obrigatoriamente, no primeiro dia da volta ao trabalho do colaborador que esteve ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

 

Exame de Mudança de Função

O exame médico de mudança de função será obrigatoriamente realizado antes da data da mudança. Entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador à risco diferente daquele a que estava exposto anteriormente.

 

Exame Demissional

O exame médico demissional será obrigatoriamente realizado até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

  • 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR 4;
  • 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR 4.

CONTATO

SSW - SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

contato@sswsegurancadotrabalho.com.br
Fone: (11) 4329-5348 / Cel. 98214-3917